O Núcleo de Psicanálise e Cinema agradece a presença dos participantes que compareceram ao centro cultural ontem (25/10) para assistir e participar do debate do filme Histórias Mínimas com a profª Dra Ludmila Brandão. Por motivos de força maior infelismente a sessão foi cancelada, assim que tivermos a nova programação avisaremos a todos.
Dia: 25 de outubro (terça-feira)
Horário: 18h30
Local: Centro Cultural da UFMT
Debatedora: Profª Dra Ludmila Brandão
HISTÓRIAS MÍNIMAS
Título original: (Historias Mínimas)
Lançamento: 2002 (Argentina)
Direção: Carlos Sorin
Atores: Javier Lombardo, Antonio Benedicti, Javiera Bravo, Francis Sandoval.
Duração: 94 min
Gênero: Drama
Sinopse
Diferentes histórias de personagens de um mesmo povoado: uma jovem que ganha um prêmio de um programa de TV, um velho que sai em busca de seu cão fugitivo e um homem que pretende o amor de uma mulher que é sua cliente. Cada um deles viaja por sua conta pelas solitárias rotas da Patagônia, onde suas histórias se entrecruzam.
Rumores de uma vida mundializada: Reflexões sobre o filme Histórias Mínimas
Resumo
Histórias Mínimas, do cineasta Carlos Sorín, que tem como cenário a Patagônia argentina, narra três histórias ligeiramente cruzadas entre habitantes da região em deslocamento entre a pequena vila de Fitz Roy e a cidade de San Julián. Este estudo, através do filme escolhido, tem por objetivo analisar, de um lado, o gênero cinematográfico conhecido como road movie e, de outro, o fenômeno da interculturalidade que o gênero parece favorecer. Apesar da atipicidade de Histórias Mínimas para as duas análises – do ponto de vista da escala dos deslocamentos o filme não pode ser considerado um road movie “clássico” e do ponto de vista das situações de interculturalidade ele também não pode ser rapidamente classificado como road movie intercultural −, o filme se revela compatível com o gênero, na medida em que apresenta a mesma matriz composicional e permite, ainda, a análise do fenômeno intercultural em sua forma moderna provocada pelos processos globalizadores e seus fluxos mundiais de imagens, idéias e tecnologias, além dos clássicos fluxos de dinheiro, mercadorias e pessoas.
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